Apoio à inovação e parceria entre empresa e universidade são temas de publicação da Fapesp

Fascículo que faz parte do livro comemorativo dos 60 anos da Fapesp apresenta avaliações de pesquisadores e gestores das três universidades públicas paulistas

 07/02/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Divulgação/Fapesp

.
Com o tema da inovação e do empreendedorismo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança o sétimo fascículo que faz parte do livro comemorativo Fapesp 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento. A publicação apresenta artigos de pesquisadores e gestores das três universidades públicas paulistas sobre iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.

Chamado Inovação e Empreendedorismo, o fascículo destaca em A inovação em valorizar a inovação o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da Fapesp, em 1989. Entre as iniciativas contempladas estão o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), em 1995, o Pipe, em 1997, os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), em 2000, e, na última década, os Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), entre outros.

O Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), por exemplo, já aportou cerca de R$ 700 milhões em projetos inovadores de mais de 1.770 empresas em todo o Estado de São Paulo. Nesse tema, o artigo Ligando pesquisa com a inovação abre a publicação com a análise de Sérgio Salles-Filho, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Salles-Filho, que já coordenou dois projetos de avaliação do Pipe, ressalta que as empresas apoiadas – todas de base tecnológica e com até 250 funcionários – se concentram no entorno de universidades e de instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D), mas, gradativamente, se expandem para outras regiões, criando novos núcleos de desenvolvimento e de atração de investimentos.

O capítulo A invenção da inovação como programa elenca alguns resultados de projetos desenvolvidos em parceria, entre eles, o projeto Pite, implementado pela Sabesp com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Ilha Solteira e que resultou num protótipo de um aparelho que localiza vazamentos de água em tubulações enterradas.

Abordando experiências da USP, a professora Geciane Porto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), trata do tema Empreendedorismo de Conhecimento no artigo O desejo de empreender precisa ser realizado.

Os seis primeiros fascículos do livro – Seis décadas de realizaçõesDNA da Ciência PaulistaPioneirismo DigitalGrandes projetos, grandes resultadosPolíticas públicas baseadas em evidências e Contribuição social, cultural e artística – estão disponíveis em: 60anos.fapesp.br/livro.

.

Texto adaptado da Agência Fapesp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.