Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escolas retomam atividades presenciais na maior parte do país

Quatro estados seguem sem data definida; alunos das redes de ensino voltam às salas após quase dois anos de pandemia

Educação|Alex Gonçalves*, do R7

Retorno 100% presencial às salas de aula já ocorre em 15 estados no país
Retorno 100% presencial às salas de aula já ocorre em 15 estados no país Retorno 100% presencial às salas de aula já ocorre em 15 estados no país

Desde o anúncio do governo federal sobre a volta às aulas, as prefeituras e secretarias de Educação dos estados optaram por recomeçar as atividades de forma presencial em 2022, após quase dois anos de pandemia de Covid-19.

A maior parte das escolas no país já retomou o ensino 100% presencial em 15 estados. Quatro estados seguem sem data definida para esse regresso e outros sete têm previsão de retornar às aulas em 14 ou 21 de fevereiro.

Leia também

Já retomaram as aulas os seguintes estados, nas redes estaduais e municipais de ensino das principais cidades: Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Na capital paulista, a estudante Júlia Alves Idalino, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Raposo Tavares, afirmou ao R7 que o retorno presencial possibilita um melhor aprendizado. "O contato direto com nossos professores facilita bastante na hora de aprender", diz.

Publicidade

A jovem, que já tem o esquema vacinal completo, aguarda a data para tomar a dose de reforço, no dia 28 de fevereiro. Ela explica que, desde o retorno à sala de aula, todas as medidas de segurança foram adotadas. "O anúncio da volta às aulas deixou todos nós preocupados, principalmente os nossos pais, mas tivemos todas as orientações necessárias", esclareceu.

Os estudantes das redes públicas e particulares de ensino na cidade de São Paulo retornaram às atividades em sala no final de janeiro, na segunda-feira (31). E seguem todos os protocolos de segurança, como o uso de álcool em gel e máscara e também a aferição de temperatura.

Publicidade

Para o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, o retorno seguro às aulas presenciais depende de um pacto que envolva toda a comunidade escolar, e ele considera as vacinas um dos principais redutores do risco oferecido pela doença. "As vacinas são uma ferramenta a mais de prevenção, devem ser aplicadas à medida que chegarem, mas não como uma condição para as aulas presenciais", diz.

Cronograma de volta às aulas

Amazonas, Maranhão, Minas Gerais (crianças de 5 a 11 anos), Tocantins e o Distrito Federal retomam as aulas a partir de 14 de fevereiro.

Publicidade

No Rio Grande do Sul e Sergipe, as aulas começam a partir do dia 21 de fevereiro. Já com início previsto para março e abril, ainda sem data definida, estão os estados de Amapá, Mato Grosso do Sul, Pará e Acre.

Desigualdade no ensino

Os dados do Censo Escolar evidenciam disparidades no ensino durante a pandemia. Na rede privada, sete em cada dez escolas não retomaram as atividades presenciais no ano de 2020. A taxa salta para 85,9% na rede estadual e 97,5% na rede municipal.

Além disso, foi baixo o número de municípios que conseguiram oferecer aulas síncronas (ao vivo) durante a pandemia em 2020. A maior parte dos municípios (2.449) informou que nenhuma das escolas teve aulas ao vivo, mediadas pela internet, em 2020. Esse tipo de aula possibilita a interação direta entre o professor e o aluno e foi utilizado por boa parte das escolas particulares de elite no país.

Volta às aulas em SP tem novo protocolo para os estudantes

* Estagiário do R7 sob supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.