Primeira sessão da CCG em 2022 discute PPP e ações para os cursos de graduação

Primeira sessão da CCG em 2022 discute PPP e ações para os cursos de graduação

Confira a seguir relato da reunião da Câmara Central de Graduação (CCG) de 3/2/2022, elaborada pelos representantes eleitos pelo “Chapão da Adunesp” e “Chapão Sintunesp/Associações” no órgão.

Se preferir, acesse o relato em PDF aqui. 

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I – PALAVRA DA PRESIDENTE DA CCG, Profa. Célia Maria Giacheti 

a) Retorno às atividades presenciais na Reitoria: todos os servidores da Reitoria retornaram às atividades presenciais no início do mês de janeiro, mas com o avanço da transmissão da ômicrom, voltaram ao trabalho remoto por uma semana, e as atividades presenciais foram, posteriormente, retomadas parcialmente;

b) Obrigatoriedade de comprovação vacinal a toda comunidade: a Reitoria enviou a todas as Unidades normativas que regulamentam a comprovação por parte dos diferentes segmentos da universidade;

c) Edital 10/2021, sobre inclusão digital: foi encerrado, e houve 510 solicitações, das quais 397 foram contempladas; os computadores estão sendo entregues nas Unidades neste momento.

e) Edital 12/2021-Prograd/Propeg, do Programa Unesp Presente, para melhoria de infraestrutura de laboratórios e salas de aula de ensino de graduação: teve prazo prorrogado de 17/1 para 18/2/2022, a pedido das Unidades; até o momento, a Prograd recebeu apenas uma proposta.  

f) Edital 13/2021-Prograd, do Programa Unesp Presente, para adequação e modernização dos ambientes de ensino de graduação: também foi prorrogado de 17/01 para 18/02/2022; já foram recebidas 14 propostas.

g) Edital 14/2021-Prograd, do Programa Unesp Presente, para acessibilidade digital no ensino de graduação: foram recebidas 20 propostas das Unidades e uma proposta conjunta de todas as Unidades; as propostas entrarão em análise para definir como será realizada a compra de equipamentos digitais.

h) ENADE/2022: informou os cursos que se submeterão ao exame em 2022, dentre os quais citou os cursos de administração, ciências econômicas, jornalismo, direito, psicologia, serviço social e turismo).

i) Recredenciamento do curso EAD da Unesp: foi estabelecida data de visita de avaliação in loco do único curso EAD da Unesp (21/2 a 23/2/2022).

j) Projeto Prograd/Unesp/Santander: a Prograd está atuando na implantação do CREAI (Centro de Renovação de Ensino e Aprendizagem e Invocação) para ampliar as possibilidades de tecnologia digital e recursos on-line para o ensino e aprendizagem presencial, remoto ou híbrido. O orçamento é de 4 milhões e está sob coordenação da Prograd. Foram investidos até o momento R$ 1.486.000 na compra de licenças para laboratórios virtuais. O prazo para docentes interessados no projeto foi prorrogado para até o dia 7/2/2022.

k) Edital dos núcleos de ensino: prorrogado para 7/2.

l) Vestibular 2022: os resultados foram divulgados no dia 27/1, com início já das matrículas de 1ª chamada. Das 7.629 vagas disponíveis, pouco mais de 5.000 alunos se matricularam na primeira chamada, e o calendário de matrícula de ingressantes se estende até a 10ª chamada.

m) Projeto Político-Pedagógico (PPP) para Alteração Curricular (AC, daqui em diante) ou Reestruturação Curricular (RC, daqui em diante): a Prograd já recebeu 4 propostas até o momento.

n) Formulário aos coordenadores de curso: foi enviado, no mês de janeiro, formulário aos Coordenadores de Curso para auxiliá-los na tomada de decisão sobre como encaminhar o PPP para curricularização de extensão: se como AC ou se como RC. Havia muitas dúvidas remanescentes ainda.

o) Reunião da Prograd e Proec com TI da Reitoria: em 27/01, houve discussão sobre a operacionalização dos sistemas SisGrad e SisProec para a implantação da curricularização de extensão.

p) Congresso de Formação de Professores: informou que a Fapesp aprovou solicitação para pagamento de despesas do evento.

q) Proposta de trabalho para análise dos PPP: a Prograd está finalizando proposta de trabalho para avaliação das AC/RC, a ser apresentada à CAACG, em sua próxima reunião, da qual pretende participar.

II – PALAVRA DOS MEMBROS 

Silvana Fernandes Lopes (Ibilce/Rio Preto): i) destacou que, de acordo com manifestação de vários coordenadores de curso, foi muito difícil o preenchimento do Roteiro de PPP, principalmente porque o formato foi um grande problema. Informou que recebeu muitas reclamações, especialmente em relação às planilhas; ii) solicitou que a Unesp invista em um sistema que realmente funcione; iii) solicitou que a CCG discuta a ampliação da CAACG especificamente para a análise dos processos de AC/RC. 

Silvia Helena Modonese (CE/Registro): desejou a todos um excelente 2022 repleto de saúde. Perguntou se a Resolução Unesp 32, de 18 de março de 2021 (regulamenta o ensino durante a pandemia), será mantida, principalmente o artigo 5º que trata do trancamento de disciplinas. Sobre a análise dos processos de AC/RC, de acordo com a fala da Profa. Célia, reafirmou que o assunto merece ser discutido também junto à CAACG.

Cláudia Prioste (FCL/Ar): informou que está havendo muita confusão na formulação dos PPP sobre carga horária ampliada para curricularização da extensão e a atribuição dessa carga horária a departamentos e a docentes. 

Profa. Célia, em resposta às manifestações disse que: a) ela e sua equipe realizaram inúmeras reuniões para sanar dúvidas e dificuldades dos coordenadores de curso sobre o processo de AC/RC; propôs a realização de reunião para levantamento e avaliação dos problemas que têm surgido para aprimoramento de trabalhos futuros; b) está finalizando proposta de operacionalização da análise dos processos de AC/RC e que esperava poder reunir uma equipe ampliada da CAACG presencialmente na Reitoria para análise dos processos, mas o desenrolar da pandemia está alterando esse planejamento; será apresentado à CAACG um roteiro para análise técnica dos PPP e para elaboração dos pareceres; c) tem ciência das dificuldades dos coordenadores e concorda com o problema sobre as dificuldades de entendimento do roteiro e  das planilhas do PPP; d) sobre a resposta aos formulários enviados aos coordenadores de curso, as 18 respostas que chegaram indicam que o formulário ajuda na decisão dos coordenadores sobre como devem apresentar o PPP de seus cursos; e) dos 4 processos de AC/RC que já chegaram à Prograd, três são das engenharias, mas eles ainda não foram tecnicamente analisados, porque a Prograd está priorizando processos de AC/RC anteriores, ainda não concluídos; f) estava em andamento a alteração da Resolução 32/2021 (regulamenta o ensino durante a  pandemia), mas foi suspensa e pode voltar a ser discutida posteriormente; g) em relação ao aumento de carga horária de disciplinas nos processos de AC/RC, já orientou vários conselhos de curso e continua à disposição para orientação de casos particulares, como já vem fazendo. 

III - ORDEM DO DIA 

A pauta estava bastante “enxuta”, com apenas 1 item a ser deliberado, composto de quatro pedidos de revalidação de diplomas de cursos de odontologia que receberam parecer contrário. Não houve destaque. 

DISCUSSÃO GERAL 

Item de discussão: Unesp - Diagnóstico preliminar e discussão sobre ações para os Cursos de Graduação da Unesp. 

  1. O primeiro ponto da discussão geral diz respeito aos temas específicos levantados na última reunião da CCG para a formação de Grupos de Trabalho em torno deles. Atendendo encaminhamento sugerido naquela reunião, a Prograd coletou informações preliminares junto aos Coordenadores de Curso sobre como eles pretendem apresentar seus PPP no processo de AC/RC e obteve 91 respostas. As questões do formulário giraram em torno dos três temas sugeridos, a saber: 1) número de vagas nos cursos de graduação; 2) formas de ingresso nos cursos de graduação; 3) o acompanhamento da política de contratação docente na Unesp (cf. relato do mês de dezembro). As informações coletadas servem, neste momento, apenas para subsidiar a discussão desses temas, e as pretensões dos cursos poderão ser confirmadas somente depois do envio do processo de AC/RC. Nesta reunião, foram apresentados dados apenas sobre o tema 1, cujos resultados da consulta, resumidamente, são os seguintes: sobre o tema Redução de vagas nos novos PPP, 41% dos cursos pretendem fazer AC (= 37/91) e 59% (54/91), RC; dos respondentes, apenas 6% (= 5/91) dos cursos pretendem apresentar proposta de redução de vagas. Vários conselheiros se manifestaram sobre esse diagnóstico preliminar. O tema e os dados a serem complementados/confirmados com informação dos PPP (que serão enviados até o final do mês) serão mais bem discutidos pelo grupo de trabalho e, posteriormente, a discussão será ampliada à comunidade e aos órgãos colegiados.
  2. O próximo assunto da discussão foi a apresentação do formulário de apoio enviado aos Coordenadores de Cursos para decisão sobre como pretendem apresentar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de seus cursos: se como AC ou se como RC. O formulário apresenta questões pontuais sobre alterações pretendidas (perfil profissional, vagas, ementas, nome de disciplinas, seriação ideal etc.) com pontuação das respostas; ao final do preenchimento, o coordenador chega a uma pontuação final que lhe serve de diagnóstico para decidir se deve fazer AC ou RC. Embora apenas 18 cursos tenham feito uso desse formulário de apoio, a avaliação é de que ele auxilia o coordenador na decisão.