Por g1 São Carlos e Araraquara


Ferramenta é capaz de calcular melhor forma de colocar pessoas em ambientes fechados

Ferramenta é capaz de calcular melhor forma de colocar pessoas em ambientes fechados

Um projeto desenvolvido por universidades públicas do país, que recebe o apoio da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos (SP), lançou uma ferramenta para calcular a disposição e a ocupação de pessoas dentro de ambientes fechados.

A ferramenta chamada de ‘Sala Planejada’ foi desenvolvida para organizar salas e ambientes de forma a melhor dispor pessoas, objetos, mesas ou cadeiras dentro de um determinado espaço, principalmente após a eclosão da pandemia de Covid-19, que demandou inúmeras restrições quanto ao distanciamento social.

Com a necessidade de distanciamento entre as pessoas, a plataforma ganhou muitos usuários durante a pandemia, auxiliando na criação de mais de 15 mil layouts, incluindo o suporte dado ao cálculo de ocupação das salas de aula que foram utilizadas para a aplicação das provas do Enem de 2021.

“O usuário insere os parâmetros, como a distância e o número de pessoas que se pretende colocar dentro do ambiente e a ferramenta devolve automaticamente quantas pessoas cabem dentro do espaço e onde cada uma deve se sentar, facilitando o processo de organização de eventos pois não há a necessidade de se fazer esses cálculos manualmente”, explicou o professor de matemática da Unifesp, Felipe Bueno.

Sala de aula planejada por meio do uso de ferramenta criada para organizar ambientes fechados durante a pandemia de Covid-19 — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Como utilizar a plataforma

A plataforma é gratuita e pode ser utilizada pelo público em geral, basta acessar o site e inserir nos campos de largura e altura as medidas do espaço que se pretende organizar e as medidas das mesas e cadeiras que ocuparão o ambiente.

A partir do fornecimento dos dados, a ferramenta calcula automaticamente a disposição de pessoas ou objetos dentro do espaço, bem como o espaçamento entre as pessoas que, de acordo com os protocolos de combate à Covid, é recomendado que seja de 1,5 metro, no mínimo.

Universidades lançam plataforma para calcular ocupação e disposição de pessoas em ambientes fechados — Foto: Nilson Porcel/EPTV

O projeto

O projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para auxiliar na organização de ambientes fechados seguindo as regras de distanciamento social impostas pela pandemia, porém, a ferramenta poderá continuar sendo utilizada na organização de espaços mesmo após o fim das restrições da doença.

Assim, os pesquisadores desenvolveram o site para otimizar a disposição de pessoas em salas de aula, bares, restaurantes, salas de cinema, salões de festa e salas de espera em aeroportos.

Os interessados em utilizar a plataforma para organizar eventos ou ambientes podem acessar gratuitamente o site do Sala Planejada.

VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!