São Paulo
PUBLICIDADE

Por O Globo — São Paulo

Escolas da rede municipal de São Paulo receberam kits de ciências que incluem lanternas em uma embalagem ilustrada com a foto de um homem empunhando um fuzil. Os itens foram comprados pela prefeitura, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), que alega não ter encomendado as referidas embalagens e que orientou as escolas a descartarem o material, mantendo apenas as lanternas. A informação foi divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo".

A prefeitura adquiriu os kits de ciências em março deste ano em contratos assinados com duas fornecedoras, a Legend Comércio e a CSL Educacional, no valor de R$ 13 milhões e R$ 20 milhões, respectivamente. Os kits de ciências são compostos por uma série de materiais, como lupas, microscópios, a reprodução de um esqueleto humano e as lanternas de led. Foram comprados 1.719 kits desse tipo de cada empresa.

De acordo com a gestão Nunes, as empresas entregaram os kits diretamente nas escolas da rede municipal de ensino fundamental e foram notificadas por conta das embalagens, "cuja imagem não é condizente com o ambiente escolar". A prefeitura alega que o contrato previa a compra apenas das lanternas, sem nenhuma embalagem para o equipamento.

A foto de um fuzil em materiais destinados para o uso em sala de aula contrasta com a proposta de "construção de uma cultura de paz dentro das escolas", anunciada por Nunes durante visita a uma unidade educacional no Paraisópolis, em abril.

Leia abaixo a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de São Paulo:

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que as caixas não fazem parte dos materiais adquiridos para kits de experiências pedagógicas direcionados aos professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). A pasta orientou as unidades para que não utilizem as caixas e façam o descarte adequado.

Os kits compõem diversos materiais, desde lanternas, até lupas, lunetas, composteiras e jogos para que os docentes possam trabalhar atividades pedagógicas diversificadas.

A compra desses kits nunca incluiu caixas para armazenamento de lanternas led, elas foram enviadas por contas das próprias fornecedoras, que foram notificadas sobre a embalagem cuja imagem não é condizente com o ambiente escolar. Vale destacar que não houve e nem haverá custo à administração pública."

Mais recente Próxima Câmeras corporais de PMs mostram confronto em 3 de 16 mortes na Baixada Santista
Mais do Globo

Processo para que nova presidente da companhia seja confirmada no cargo foi acelerado

Magda Chambriard assume comando da Petrobras na sexta-feira

Projetar o futuro depende, primeiro, de saber o que o atacante rubro-negra realmente deseja

A última chance de Gabigol no Flamengo

Ativista é procurado pelos Estados Unidos por divulgar informações militares das guerras no Iraque e no Afeganistão

Primeiro-ministro australiano pede a libertação de Julian Assange, fundador do Wikileaks

Ministro viu abuso de poder em restrição imposta pelo CFM ao procedimento em caso de estupro

Plenário do Supremo deve referendar decisão de Moraes sobre aborto legal

Temos de desenhar estruturas não eleitas, orientadas por legislação específica e blindadas contra desmontes

Ciência e política têm de se entender sobre crise climática

Manobra serve para reenquadrar as graves acusações internacionais a Raisi como distorções ou mal-entendidos

‘Martírio’ é narrativa conveniente para o governo do Irã

O que chama mais a atenção é o GPT 4o, capaz de conversar como se fosse gente

A IA está quase humana

O PT não conseguiu processar um fato: muitos que se beneficiaram de suas políticas têm valores conservadores

A esquerda é vítima do próprio sucesso?