quinta-feira, 16 de maio de 2024
Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Mulheres cientistas

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

“Contamos com a participação de todas as sociedades científicas afiliadas”

Primeira vencedora do prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, Helena Nader convida sociedades científicas a enviarem suas indicações para a 5ª edição da premiação: “Não se esqueçam de indicar mulheres que contribuíram para a ciência, para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação em nosso país”

Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi a primeira cientista a vencer o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, quando a premiação foi lançada em 2019.

A trajetória de Helena Nader é amplamente conhecida no cenário da ciência e da defesa do desenvolvimento científico no Brasil. Seus trabalhos na área de glicobiologia são referência internacional, o que rendeu a ela dezenas de prêmios importantes. Em 2002, foi agraciada com o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Sua atuação política também é emblemática no País.  Ela foi a terceira mulher a presidir a SBPC na história da entidade e em 2022, foi eleita para assumir a Presidência da ABC, a primeira mulher em mais de 100 anos de existência da Academia.

Em vídeo para a campanha da 5ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, ela conclama as sociedades científicas afiliadas à SBPC a participarem e indicarem candidatas para esta prestigiosa distinção:

“Estou aqui para lembrá-los do prêmio Carolina Bori, instituído pela nossa SBPC para mulheres cientistas. Contamos com a participação de todas as nossas sociedades científicas afiliadas. Não se esqueçam de indicar mulheres que contribuíram para a ciência, para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação em nosso país. Contamos com a participação de cada um de vocês”, declara.

Premio Carolina BoriA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida todas as Sociedades Científicas Afiliadas para enviarem indicações de candidatas ao 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Nesta edição, a premiação será dedicada à categoria “Mulheres Cientistas”, que contempla pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacional. Ao todo serão três vencedoras, de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

chamada da quinta edição do Prêmio foi lançada em 11 de setembro. As indicações podem ser feitas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 31 de outubro.

As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço).

As indicações, com a devida documentação, deverão ser feitas exclusivamente pelo do formulário online, disponível neste link: https://forms.gle/BE4xrzr3iAUZjTHS9.

O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024. A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas nesta quinta edição será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, durante o evento de celebração do centenário de Carolina Bori, organizado pela SBPC.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, realizado em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Na primeira edição, 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu a “Menção Honrosa”.

3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. As vencedoras foram Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Confira aqui o Edital do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” 2023/2024 – categoria “Mulheres Cientistas”, e participe enviando suas indicações!

 

Jornal da Ciência